Olá pessoal,
Pensando nas sugestões de
atividades e ideias que indicarei nas próximas publicações, resolvi publicar
primeiro um resumo dos Referenciais Curriculares para Educação Infantil, para
que aqueles que não conhecem o documento e seu conteúdo.
Esse documento do MEC tem
sido um grande parceiro nesses anos de formação, onde trabalhei com professores
de Educação Infantil, para mim, é um bom instrumento de estudo e formação, pois
trata de diversos assuntos relacionados à Educação Infantil, organizando e orientando
a prática pedagógica dos docentes que atuam com essa faixa etária.
Esse será um primeiro passo,
conhecer o documento, depois serão publicadas orientações e sugestões de
atividades dentro de cada eixo de trabalho.
Bom estudo a todos!
Um abraço!
Mara Zilli
O que é? Quais são os objetivos desse documento?
Quais livros compõem o documento? Assuntos tratados, organização do tempo,
componentes curriculares, dentre outros no:
Referencial Curricular Nacional para Educação
Infantil (1998)
Este documento foi redigido
atendendo às determinações da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional
(Lei 9.394/96), que estabelece a educação infantil como primeira etapa da
educação básica.
Ele integra a série de
documentos dos Parâmetros Curriculares Nacionais elaborados pelo Ministério da
Educação e do Desporto.
Objetivos
Ø
O RCN pretende apontar metas de
qualidade que contribuam para que as crianças tenham um desenvolvimento
integral de suas identidades, capazes de crescerem como cidadãos cujos direitos
à infância são reconhecidos.
Ø
Visa, também,
contribuir para que possa realizar, nas instituições, o objetivo socializador
dessa etapa educacional, em ambientes que propiciem o acesso e a ampliação,
pelas crianças, dos conhecimentos da realidade social e cultural.
O RCN foi concebido
de maneira a servir como um guia de reflexão de cunho educacional sobre
objetivos, conteúdos e orientações didáticas para os profissionais que atuam
diretamente com crianças de zero a seis anos, respeitando seus estilos
pedagógicos e a diversidade cultural brasileira.
Organização por idades:
O Referencial Curricular
Nacional para a Educação Infantil adota a mesma divisão por faixas etárias
contemplada nas disposições da LDB (capítulo II, seção II que: “A educação
infantil será oferecida em: I - creches ou entidades equivalentes para crianças
de até três anos de idade; II - pré-escolas, para as crianças de quatro a seis
anos”).
*Esse artigo já sofreu alterações devido ao Ensino de
9 anos que atende crianças de 6 anos no primeiro ano do Ensino Fundamental mas,
esse documento não está atualizado quanto as idades.
Organização em âmbitos e eixos:
O RCN para a Educação
Infantil define dois âmbitos de experiências: Formação Pessoal e Social e
Conhecimento de Mundo;
O âmbito de Formação Pessoal e Social refere-se às experiências que
favorecem prioritariamente, a construção do sujeito. Este âmbito abarca um eixo
de trabalho denominado Identidade e autonomia. O trabalho com este âmbito
pretende que as instituições possam oferecer condições para que as crianças
aprendam a conviver, a ser e a estar com os outros e consigo mesma
em uma atitude básica de aceitação, de respeito e de confiança.
O âmbito de Conhecimento de Mundo refere-se à construção das
diferentes linguagens pelas crianças e às relações que estabelecem com os
objetos de conhecimento.
Destacam-se os seguintes
eixos de trabalho: Movimento, Artes visuais, Música, Linguagem oral e
escrita, Natureza e sociedade e Matemática.
Livros que compõem o documento:
Volume 1-
Um documento Introdução,
que apresenta uma reflexão sobre creches e pré-escolas no Brasil, situando e
fundamentando concepções de criança, de educação, de instituição e do
profissional, que foram utilizadas para definir os objetivos gerais da educação
infantil e orientaram a organização dos documentos de eixos de trabalho que
estão agrupados em dois volumes relacionados aos seguintes âmbitos de experiência:
Formação Pessoal e Social e Conhecimento de Mundo.
Volume 2-
Relativo
ao âmbito de experiência Formação Pessoal e Social que contém o eixo de
trabalho que favorece, prioritariamente, os processos de construção da
Identidade e Autonomia das crianças.
Volume 3-
Relativo ao âmbito de
experiência Conhecimento De Mundo
que contém seis documentos referentes
aos eixos de trabalho orientados para a construção das diferentes
linguagens pelas crianças e para
as relações que estabelecem com os
objetos de conhecimento: Movimento, Música, ArtesVisuais, Linguagem Oral e
Escrita, Natureza e Sociedade e
Matemática.
Temas/assuntos tratados
nos RCN para Educação Infantil
•
Considerações sobre creche e pré-escola;
•
Concepção de criança;
•
Educar ou cuidar;
•
Brincar;
•
Aprender em situações orientadas (interação, diversidade e individualidade,
aprendizagem significativa e conhecimentos prévios,etc) ;
•
Educar crianças com necessidades especiais;
•
O professor da Educação Infantil (formação profissional, perfil do
professor)
•
Organização do RCN (âmbito; eixo, idade);
•
Componentes Curriculares: Objetivos; conteúdos; orientação didática;organização
do espaço e materiais; observação, registro e avaliação formativa.
Componentes curriculares
Objetivos
Nos Referenciais os objetivos
explicitam intenções educativas e estabelecem capacidades que as crianças
poderão desenvolver como conseqüência de ações intencionais do professor. Os objetivos
auxiliam na seleção de conteúdos e meios didáticos.
Conteúdos
O
Referencial concebe os conteúdos como a concretização dos propósitos da
instituição e, por outro, como um meio para que as crianças desenvolvam suas
capacidades e exercitem
sua maneira própria
de pensar, sentir
e ser, ampliando suas
hipóteses acerca do
mundo ao qual
pertencem e constituindo-se em
um instrumento para a compreensão da realidade. Os conteúdos abrangem,
para além de fatos, conceitos e princípios, também os conhecimentos
relacionados a procedimentos, atitudes, valores e normas como objetos de
aprendizagem.
Os
conteúdos são organizados em blocos, segundo a faixa etária, em alguns eixos de
trabalho, isso para contemplar as dimensões essenciais de cada
eixo e situar os diferentes conteúdos dentro de um contexto organizador, que explicita
suas especificidades por um lado e aponta para a sua “origem” por outro. Os
conteúdos são compreendidos como instrumentos para analisar a realidade,
compreendendo sua complexidade e enriquecendo a percepção sobre ela, por isso
devem ser trabalhados de forma integrada.
Orientações didáticas
Cada documento de eixo
contém orientações didáticas gerais e as específicas aos diversos blocos de conteúdos.
Nas orientações didáticas gerais explicitam-se condições relativas à:
princípios gerais do eixo; organização do tempo, do espaço e dos materiais; observação,
registro e avaliação.
As orientações didáticas são
subsídios que remetem ao “como fazer”, à intervenção direta do professor na
promoção de atividades e cuidados alinhados com uma concepção de criança e de
educação.
Organização do tempo:
A organização do tempo, dentro das orientações
didáticas, auxilia o professor no planejamento segundo sua intenção educativa.
Essas
estruturas didáticas podem ser agrupadas em três grandes modalidades de
organização do tempo. São elas: atividades permanentes, seqüência de atividades
e projetos de trabalho.
- Atividades Permanentes-
Contribuem,
de forma direta ou indireta, para a construção da identidade e o
desenvolvimento da autonomia, uma vez que são competências que perpassam todas
as vivências das crianças.
Algumas
são: a roda de conversas e o faz-de-conta, cantos para desenhar, para ouvir música,
para pintar, para olhar livros, para modelar, para jogos de regras, etc.
- Sequência de atividades-
A
construção da identidade e a conquista da autonomia pelas crianças são
processos que demandam tempo e respeito às suas características individuais.
Nessa medida, algumas atividades propostas de forma seqüenciada podem ajudá-las
nesse processo.
Pensar
nas sequências de atividades implica planejar experiências que se organizam em
etapas diferenciadas e com graus de dificuldades diversos.
Para
que as crianças aprendam a comer sozinhas, por exemplo, os professores podem
planejar situações que ampliem gradativamente suas capacidades de segurar os talheres,
colocar a comida na boca etc.
- Projetos de trabalho –
São
conjuntos de atividades que trabalham com conhecimentos específicos construídos
a partir de um dos eixos de trabalho que se organizam ao redor de um problema
para resolver e um produto final que se quer obter. Há uma infinidade de
perspectivas que devem ser escolhidas em função do perfil e dos interesses das
crianças que compõem o grupo.
Organização do espaço e seleção dos materiais:
Em cada eixo de trabalho o
Referencial sugere a organização dos espaços e dos materiais, sendo esse um
instrumento fundamental para a prática educativa com crianças pequenas. Isso
implica que, para cada trabalho realizado com as crianças, deve-se planejar a
forma mais adequada de organizar o mobiliário dentro da sala, assim como,
introduzir materiais específicos para a montagem de ambientes novos, ligados aos
projetos em curso.
Observação, registro e avaliação formativa:
Neste documento, a avaliação
é entendida, prioritariamente, como um conjunto de ações que auxiliam o
professor a refletir sobre as condições de aprendizagem oferecidas e ajustar
sua prática às necessidades colocadas pelas crianças. É um elemento
indissociável do processo educativo que possibilita ao professor definir
critérios para planejar as atividades e criar situações que gerem avanços na
aprendizagem das crianças. Tem como função acompanhar, orientar, regular e
redirecionar esse processo como um todo. Sendo assim a observação e o registro
se constituem nos principais instrumentos de que o professor dispõe para apoiar
sua prática.
Bibliografia:
Referencial Curricular
Nacional para a Educação Infantil /Ministério da Educação e do Desporto,
Secretaria de Educação Fundamental. — Brasília: MEC/SEF, 1998-Volume1:
Introdução;