quarta-feira, 31 de julho de 2013

Sugestões de cartões e lembranças para o dia dos pais

Olá pessoal,

Como combinado ai vão novas sugestões de cartões e lembranças para os pais.

Camiseta decorada

Peça para os alunos uma camiseta básica de cor clara, de preferência branca, do tamanho do papai. Providencie também tinta para pintura em tecido e pincéis, deixe tudo a disposição dos mesmos e oreinte o trabalho. Peça para que enfeitem a camiseta para o papai, fazendo um lindo desenho.
Outra sugestão é imprimir marcas na camiseta, pois devido a idade os desenhos não tem formas definidas, então eles podem carimbar as mãos, os pés ou outros desenhos preparados em forma de carimbos.


                                                  Fonte: pragentemiuda.blogspot.com


Chaveiro com foto da criança

Outra sugestão que irá agradar é um chaveiro em forma de camisa com a foto da criança.
Risque o molde da camisa em E.V.A., recorte, cole com cola instantânea o colarinho e a moldura e finalmente a foto 3/4.
Para finalizar coloque a argola de chaveiro.




Fonte: Imagens Google



Cartão em formato de camisa:

Com papel cartão confeccione o retângulo maior e depois cole o sulfite em formato de camisa. Se preferir peça para os alunos pintarem a camisa do papai. Vai ficar linda!



Esse molde pode ser usado para fazer o chaveiro com foto da sugestão anterior.

Fonte: buscadescontos.com.br


Cartão com o carimbo das mãozinhas.

Esse cartão é uma graça! Você escreve os dizeres e depois carimba a mãozinha de seu aluno, fica lindo. O papel de fundo também pode ser personalizado.




Espero que gostem das sugestões que achei em outros blogs! Continuarei pesquisando e postando.
Um abraço
Mara Zilli





terça-feira, 30 de julho de 2013

Olá pessoal,

Como o dia dos pais está chegando, estou postando o Projeto Dia dos pais com sugestões de atividades para trabalhar com nossos pequenos. Faça as adequações necessárias, para a faixa etária atendida e coloque em prática!
Bom trabalho a todos!
Um abraço,
 Mara Zilli.



Projeto: “Dia dos pais”

Justificativa:

As datas comemorativas são bons momentos para desenvolvermos projetos e trabalharmos a interdisciplinaridade com os nossos alunos, o tema PAI é um bom motivador para esse trabalho.
A escola sendo uma instituição social deve cumprir sua função de integrar a família e estimular a participação da mesma em seu cotidiano, convidando os pais ou os indivíduos que assumem esse papel na família, para uma parceria no cuidado e educação de seus alunos. Com o intuito de estimular essa integração família e escola, e trabalhar o tema em sua interdisciplinaridade na Educação Infantil, se faz necessário a realização desse projeto.

Objetivos:
  • Valorizar a figura paterna;
  • Promover a socialização entre as diferentes turmas, atendidas pela Unidade Escolar;
  • Estimular a integração família – escola, estabelecendo parceria no cuidado e educação dos alunos;
  • Estimular a linguagem oral e escrita;
  • Trabalhar a coordenação motora e a expressão corporal;
  • Estimular a percepção visual e auditiva.

Pessoal Envolvido:
  • Alunos;
  • Professores;
  • Funcionários;
  • Pais;
  • Comunidade em geral.

Tempo estimado ou período:
  • De uma semana a quinze dias (mês de agosto).

Material Necessário:
  • Papéis diversos;
  • Cola e tesoura;
  • E.V.A
  • Tinta guache;
  • Lápis de cor ou giz de cera;
  • Rádio e CDs;
  • Livros de histórias infantis

Espaço:
  • Sala de aula;
  • Pátio;
  • Quadra da comunidade.

Desenvolvimento:
Serão desenvolvidas atividades pedagógicas com o tema, sendo elas:
·        Pesquisa do nome e profissão do pai;
·        Roda da conversa estimulando a oralidade, levando a criança a assimilar do nome do pai e suas características;
·        Momentos de mímicas, “imitando o papai trabalhando”;
·        Roda de músicas relativas ao tema;
·        Audição de histórias com o tema pai, por exemplo: Pinóquio;
·        Recorte a dedo ou com tesoura, respeitando a idade do aluno e sua maturidade, de figuras paternas e/ou presentes para os pais em revistas;
·        Montagem de painéis com as atividades desenvolvidas;
·        Confecção de medalhas para serem entregues aos pais no Campeonato de futsal;
·        Confecção de cartazes e pompons para as torcidas;
·        Produção do grito de guerra da torcida;
·        Confecção de cartões diversos;
·        Confecção de lembranças para presentear os pais;
·        ­
Culminância: Realização de Campeonato de Futsal entre os pais das turmas, com torcida organizada (mães e filhos) e entrega de medalhas produzidas pelos alunos.


Avaliação:
Será realizada durante a realização do projeto, através da observação, dos alunos na realização das atividades propostas e da participação das famílias na promoção do campeonato de futsal, valorizando a integração família-escola.


Sugestões de lembranças para os pais:

Porta-canetas:


Passo a passo: 

Recortar uma tira de E.V.A. da medida da lata (de milho, ervilha ou afins) e colar com Cola instantânea, atentando para a finalização dos detalhes na parte inferior e na superior, dobrando o E.V.A. para dentro da lata, fazendo uma espécie de Arremate.




Recortar os detalhes de acabamento, como gravatas e colarinhos em outra cor de E.V.A. de seu gosto e colar, finalizando o artesanato.


Segue um molde dos detalhes, para servir de base:


Fonte: www.painelcriativo.com.br

Canecas Decoradas:



Para a confecção das canecas decoradas é necessário, além de canecas de porcelana branca, ou de alguma cor clara de sua preferência e de canetas do tipo Creative Marker, próprias para a gravação neste material.

Caracterização das Canetas:
http://www.compactor.com.br/produto_detalhe/Creative-Marker



Passo a Passo: A confecção da lembrança é relativamente simples e pode ser inclusive realizada pelas crianças, desde que com a supervisão das Professoras e Auxiliares.

É só decorar a caneca, limpa e seca, desenhando ou escrevendo as mensagens que vocês quiserem com as canetas Creative Marker e depois levá-las ao Forno aquecido a 160 ºC por 90 minutos para que a tinta seja fixada de forma definitiva.

Depois é aguardar o resfriamento, embalar de acordo com a preferência e entregar aos Pais juntamente com um cartão.

Fonte: www.pragentemiuda.blogspot.com
  
Seguiremos postando sugestões deste tema.

Até mais tarde!


sexta-feira, 5 de julho de 2013

Linguagem Oral e Escrita- Sugestões de atividades para a pré-escola.



 Oi pessoal,

Hoje estou postando sugestões de atividades para trabalhar a linguagem oral e escrita com os alunos de pré-escola. Produzam o material e apliquem as atividades, depois mandem mensagem de como foi, estarei aguardando.

Bom trabalho a todos e um abraço.
Mara Zilli



Atividades para trabalhar a Linguagem Oral e Escrita na Pré-escola



1-     Fantoche de caixa de leite:
Objetivos:
- Ampliar as possibilidades de comunicação e expressão;
- Estimular a criatividade;

      Material:
         Caixas de leite longa vida.
         Lã ou papel crepom.
         Folha de papel pardo ou coloridas.
         Cola.
         Papel sulfite.
         Fita crepe ou durex.
         Tesoura

Montagem
1) Lave a caixa de leite e recorte 1 lateral, 1 frente e 1 lateral,


2) Abra-a e dobre como se fosse fantoche, testando, colocando suas mãos na abertura


3) Cole com uma fita crepe as abinhas e encape com papel pardo ou outro tipo de papel. E na parte interna, cole papel vermelho.


4) Faça olhinhos, narizinho e boquinha e cole-os.
Cole o cabelinho que pode ser lã ou papel crepom.



5) Você pode incrementar fazendo filhotinhos com caixinhas menores de remédio ou puro-purê,ou fazer animaizinhos como sapinhos, ovelhas, etc.





Como utilizar:
Conforme a faixa etária atendida, o professor pode construir junto com os alunos o fantoche.
Depois de pronto é só estimular a criatividade dos alunos, nos momentos onde o professor conta as histórias ou os alunos e que têm essa função. A articulação dos fantoches chama a atenção das crianças e é um bom instrumento para trabalhar a linguagem oral, já que eles é que vão fazer a voz dos personagens, dentre outras habilidades.

2-     Flanelógrafo
Objetivos:
- Estimular o gosto pela leitura;

Materiais:
- 1 caixa de papelão média.
- Feltro verde.
- Tecido ou papel da cor de sua preferência.
- Tesoura
- Cola

Montagem



1-Abra a caixa de papelão e retire as abas das laterais.
2- Recorte o papelão do tamanho que desejar o flanelógrafo, deixando um ou mais dobras, como na figura.
3- Encape a parte externa com papel ou tecico colorido;
4- Encape a parte interna de feltro, de preferência azul, para representar o horizonte.
5- Se desejar faça um acabamento nas laterais.

Para ver a confecção de um flanelógrafo passo a passo acesse:
www.youtube.com/watch?v=Gm84Omkumwk

Como utilizar:
Escolha a história e confeccione personagens de feltro ou elementos de paisagem, cole velcro atrás para afixá-lo no flanelógrafo e conte, reconte e crie muitas histórias para seus alunos.
Além de o professor ser o contador de histórias, os alunos também podem recontar e criar histórias, colando os personagens e os cenários.

3-     Dedoches
Objetivo
- Ampliar as possibilidades de comunicação e expressão;
- Estimular o gosto pela leitura.

Materiais:
- Pedaços de feltros de diversas cores.
- Cola de silicone;
- Pistola de cola quente;
- Tesoura.

Montagem
- Risque a base do dedoche, depois recorte e cole as laterais, de modo que tenham o formato de um dedo e caiba nele.
  


         maniasdevaninha.blogspot.com 

- A base sempre será a mesma, o que diferencia são os detalhes para cada personagem.
- Cole os detalhes e monte o personagem, se preferir alinhave as laterais.




Como utilizar:
Escolha a história e confeccione os personagens. Depois é só contar para seus alunos, lembre-se de mudar a voz e fazer os barulhos da história.
Em outro momento distribua os dedoches para os alunos e deixe-os recontarem a história.
Eles vão adorar!

4-     Atividades para desenvolver a oralidade e a audição:

Gatinha parda (cancioneiro popular)
Forme uma roda com os alunos, para brincar. No centro da roda deve ficar um aluno de olhos vendados. Os demais alunos de mãos dadas giram em roda cantando a música. Ao final, todos da roda se agacham permanecendo de cócoras. O aluno que está de olhos vendados deve tocar a cabeça de um dos amigos, o qual deverá imitar o miado da gatinha. Se o aluno reconhecer o colega pelo miado, será substituído por este no centro da roda. Se errar, a brincadeira reinicia com o mesmo aluno no centro da roda.

Aí minha gatinha parda,
Que em janeiro me fugiu!
Quem roubou minha gatinha?
Você sabe? Você sabe?
Você viu?


Fui de foguete para lua
Os alunos são colocados em fila, de preferência acomodados lado a lado. O primeiro aluno diz para o grupo: “Fui de foguete para a lua e levei meu cachorro”. O próximo aluno deverá dizer o nome de outro animal que levaria na viagem. Por exemplo: “Fui de foguete para a lua e levei minha galinha”. Quando um aluno não conseguir se lembrar do nome de um novo animal ou disser o nome de um que já tenha sido dito, ele vai para o final da fila.
Quando todos da fila tiverem participado, o primeiro aluno da fila reinicia o jogo, com o nome de uma fruta, por exemplo.
Continue a brincadeira enquanto a turma mostrar interesse, variando os objetos.


Quem está cantando?
Nessa brincadeira todos terão que prestar bastante atenção. Todos sentados em círculo ou dispostos livremente por um determinado espaço. A professora sorteia um aluno que deverá abaixar a cabeça e fechar os alhos, depois ela apontará para uma outra criança que então deverá cantar uma música. A criança que está com os olhos fechados deverá adivinhar quem está cantando.
Para dificultar um pouco, quem estiver de olhos fechados deverá ficar em um ponto do espaço, enquanto os demais caminham livremente. Ao sinal da professora todos param e canta aquele que estiver sido sorteado. Quem acertar será o próximo a adivinhar.

O que faz esse som?
Objetivo: Desenvolver a discriminação auditiva dos diferentes sons.
Recursos: Uma caixa com tampa, um sino, um guiso, bolas de gude e pedras. Coloque um objeto dentro da caixa e faça ruídos com ele. A criança deve adivinhar, sem ver, qual é o objeto que está dentro (sino, guizo, etc.). Deixe que ela escolha qual objeto colocar, tampe a caixa, agite-a e escute com atenção o somo. Repita esse processo com o guizo, as pedras e as bolinhas de gude.

Caixa de surpresas
Objetivo: Favorecer a discriminação auditiva e a associação entre objetos e sua qualidades sonoras.
Recursos: Caixa de papelão e seis objetos: bola parafuso, lápis, botão, cachorro de plástico e um lego.
Descrição: Coloque os seis objetos dentro da caixa, sem que a criança os veja. Agite a caixa e faça sons com os objetos que estão dentro dela. Peça que ela adivinhe quais objetos estão dentro da caixa. Pergunte a ela porque acha isso. Finalmente, deixe que a criança olhe dentro da caixa e encontre os objetos como se fosse um tesouro, pergunte a ela: O que você encontrou? Motive a dizer o nome de cada objeto.

Faço perguntas ao fantoche
Objetivo: Motivar diálogo e a interação verbal.
Recursos: Um fantoche, algum personagem engraçado.
Descrição: Repita a seguinte instrução: “Esse amigo veio nos visitar, que perguntas podemos fazer a ele? Simule uma voz diferente da sua  para fazer o fantoche falar. Conduza a conversa de forma divertida.
O fantoche faz algumas perguntas para você: Qual é o seu nome? Quantos anos você tem? Do que gostaria de brincar? Responda a todas elas e, em seguida, peça para que as crianças façam outra perguntas para o fantoche. E assim continua o diálogo.

Do que João precisa?
Objetivo- Favorecer o estabelecimento de relações entre uma ação e outra e , ao mesmo tempo, desenvolver a competência lingüística da criança.
Recursos: Contos infantis e figuras de revistas.
Descrição: Procure imagens de situações ou de conflitos para as crianças, por exemplo: sua bexiga estourou, seu sorvete caiu no chão, você se machucou, seu refrigerante virou, tiraram dela o balanço. Observe as imagens selecionadas e pergunte à criança: Do que você acha que João precisa? Como você poderia ajudar a resolver o seu problema? Acha que ele deveria pedir ajuda? Como você pediria ajuda se estivesse numa situação parecida?

Brincando com rimas
Explore as quadrinhas, chamando atenção para a rima:

Tenho um cachorrinho
Chamado Totó,
Ele é malhadinho
De uma banda só.

Depois que os alunos memorizaram a quadrinha, proponha a brincadeira de cada um, na sua vez, diga outra palavra que rime com cachorrinho e malhadinho.
OBS: Brinque com quadrinhas, parlendas, adivinhas, para desenvolver a oralidade.


5- Sugestões de atividades com nome próprio
-Pesquisa com os pais sobre a história do nome de cada criança;
-Pescaria de fichas (em formato de peixes), com o nome próprio dos alunos;
-Produção de cartaz: Lista de nomes da turma (podendo ser separado em meninas e meninos);
-Produção de auto-retrato ao lado do nome próprio;
-Nomes em alto relevo (cola colorida ou barbantes colados)
-Música com nomes;
-Bingo de nomes próprio.

6-Atividades de escrita:
 Produção de textos escritos, onde o professor é o escriba:
-Listas de nomes, brinquedos, comidas, etc.;
-Reescrita de histórias contadas pelo professor;
-Receita de doces, bolos e outros alimentos produzidos pelo grupo;
-Produção de bilhetes para os pais, amigos e outros;
-Escrita de textos que saibam de memória: cantigas, parlendas, adivinhas, versinhos, etc.;
-Escrita de regras de jogos e brincadeiras vivenciadas pelo grupo,


-Escrita de próprio punho, onde a criança “escreve do seu jeito”, mostrando suas hipóteses sobre a escrita:
-Registro do nome próprio;
-Registro dos nomes dos colegas de turma;
-Registro de atividades vivenciadas (Ex: Desenhar e “escrever”, sobre uma brincadeira ou história e etc.)
-Outras atividades em que seja necessário o registro escrito, sendo desenhos ou garatujas, de atividades vivenciadas.

Bibliografia:

·        CENTURIÓN, Marília; SILVA, Margaret Presser Sorel; RODRIGUES, Arnaldo.
Jogos, projetos e oficinas para Educação infantil, São Paulo, Editora FTD, 2004.

    
Aguardem nova postagem com material de Matemática para Educação Infantil.

Linguagem Oral e Escrita de 4 a 6 anos (RCNEI)

Queridos professores e amigos,

Hoje, como prometi, estou postando um resumo do eixo de trabalho Linguagem Oral e Escrita dos RCNEI volume 3, para os alunos de pré-escola. Em outro post sugestões de atividades para trabalhar esse eixo.
Espero que gostem e possam utilizar esse material.
Aguardo recadinhos e solicitações de atividades.
Um abraço a todos!
Mara Zilli



Eixo de trabalho - Linguagem Oral e Escrita- 4 a 6 anos:
 https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgiRyeAlkFzoB3n0IsAY6lTmD5Vs_i9d8b7zyA99CwfOWmaJBseOsnCIKDYHcAGQ734L_T4vCulKrQqoV4y_Y8l4t1mw_IXlKAMdUSyYjrHsJxwPhWK1KAoqtVjOJfebmnX7E7tO3MHtIY/s1600/crian%C3%A7as+lendo+na+arvore.jpg



Introdução:

A Educação Infantil se constitui em um dos espaços de ampliação das capacidades de comunicação e expressão e de acesso ao mundo letrado pelas crianças. Essa ampliação está relacionada ao desenvolvimento gradativo das capacidades associadas às quatro competências lingüísticas básicas: falar, escutar, ler e escrever.

Objetivos
Crianças de quatro a seis anos
  • Ampliar gradativamente suas possibilidades de comunicação e expressão, interessando-se por conhecer vários gêneros orais e escritos e participando de diversas situações de intercâmbio social nas quais possa contar suas vivências, ouvir as de outras pessoas, elaborar e responder perguntas;
  • Familiarizar-se com a escrita por meio do manuseio de livros, revistas e outros portadores de texto e da vivência de diversas situações nas quais seu uso se faça necessário;
  • Escutar textos lidos, apreciando a leitura feita pelo professor;
  • Interessar-se por escrever palavras e textos ainda que não de forma convencional;
  • Reconhecer seu nome escrito, sabendo identificá-lo nas diversas situações do cotidiano;
  • Escolher os livros para ler e apreciar.

Conteúdos
Crianças de quatro a seis anos

FALAR E ESCUTAR
  • Uso da linguagem oral para conversar, brincar, comunicar e expressar desejos, necessidades, opiniões, idéias, preferências e sentimentos e relatar suas vivências nas diversas situações de interação presentes no cotidiano.
  • Elaboração de perguntas e respostas de acordo com os diversos contextos de que participa.
  • Participação em situações que envolvem a necessidade de explicar e argumentar suas idéias e pontos de vista.
  • Relato de experiências vividas e narração de fatos em seqüência temporal e causal.
  • Reconto de histórias conhecidas com aproximação às características da história original no que se refere à descrição de personagens, cenários e objetos, com ou sem a ajuda do professor.
  • Conhecimento e reprodução oral de jogos verbais, como travalínguas, parlendas, adivinhas, quadrinhas, poemas e canções.

PRÁTICAS DE LEITURA
  • Participação nas situações em que os adultos lêem textos de diferentes gêneros, como contos, poemas, notícias de jornal, informativos, parlendas, trava-línguas etc.
  • Participação em situações que as crianças leiam, ainda que não o façam de maneira convencional.
  • Reconhecimento do próprio nome dentro do conjunto de nomes do grupo nas situações em que isso se fizer necessário.
  • Observação e manuseio de materiais impressos, como livros,revistas, histórias em quadrinhos etc., previamente apresentados ao grupo.
  • Valorização da leitura como fonte de prazer e entretenimento.

PRÁTICAS DE ESCRITA
  • Participação em situações cotidianas nas quais se faz necessário o uso da escrita.
  • Escrita do próprio nome em situações em que isso é necessário.
  • Produção de textos individuais e/ou coletivos ditados oralmente ao professor para diversos fins.
  • Prática de escrita de próprio punho, utilizando o conhecimento de que dispõe, no momento, sobre o sistema de escrita em língua materna.
  • Respeito pela produção própria e alheia.

O que trabalhar com os alunos?
  • Roda da conversa (formais e informais - relatos de vivências);
  • Situações onde ouça perguntas e responda;
  • Hora do Conto ou Leitura de fruição (momentos onde ouça histórias);
  • Momento de leitura (escolha e manuseio de livros, realizando “pseudoleituras” dos mesmos);
  • Brincar de contar ou dramatizar histórias ouvidas;
  • Promover brincadeiras cantadas (parlendas, cantigas de roda, jogos orais, etc.)
  • Ditar textos para o professor escrever (reconto de histórias; relato de vivências, listas, etc.);
  • Participar de atividades com nomes próprios (reconhecê-los, listá-los, montá-los, analisá-los, etc.)
  • “Pseudoleitura” de textos trabalhados (músicas, parlendas, textos de memória, etc.);
  • Declamar poesias e relatar acontecimentos do próprio cotidiano ou de outras pessoas;

Bibliografia:
  • MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO/SECRETARIA DO ENSINO FUNDAMENTAL. Referencial Curricular para Educação Infantil: Conhecimento de Mundo. V. 3, Brasília, MEC/SEF, 1998.

quarta-feira, 3 de julho de 2013

Linguagem Oral e Escrita para a faixa etária de zero a três anos.


 http://perlbal.hi-pi.com/blog-images/601493/gd/1271357511/Linguagem-oral-X-linguagem-escrita.jpg


Olá pessoal,

A postagem de hoje trata-se do eixo de trabalho dos RCNEI, Linguagem Oral e Escrita. Publico nela um resumo dos conteúdos, objetivos e orientações didáticas para a faixa etária dos zero aos três anos, sugiro também algumas atividades.
Apesar da pouca idade muito há que se trabalhar com os pequenos, por isso professores mãos a obra, vamos estimular a linguagem oral e escrita.
Na próxima postagem publicarei resumo desse eixo para os aluninhos de 4 a 6 anos e também darei sugestões de atividades. Visitem o blog, deixem seus comentários e sugestões.

Um abraço
Mara Zilli





Eixo: Linguagem Oral e Escrita

Educação Infantil- Modalidade Creche (0 a 3 anos)

OBJETIVOS
Crianças de zero a três anos
         Participar de variadas situações de comunicação oral, para interagir e expressar desejos, necessidades e sentimentos por meio da linguagem oral, contando suas vivências;
         Interessar-se pela leitura de histórias;
         Familiarizar-se aos poucos com a escrita por meio da participação em situações nas quais ela se faz necessária e do contato cotidiano com livros, revistas, histórias em quadrinhos etc.

Conteúdos:
         Uso da linguagem oral para conversar, comunicar-se, relatar suas vivências e expressar desejos, vontades, necessidades e sentimentos, nas diversas situações de interação presentes no cotidiano.
         Participação em situações de leitura de diferentes gêneros feita pelos adultos, como contos, poemas, parlendas, trava-línguas, etc.
         Participação em situações cotidianas nas quais se faz necessário o uso da leitura e da escrita.
         Observação e manuseio de materiais impressos, como livros, revistas, histórias em quadrinhos etc.

O que trabalhar com as crianças?
         Conversa com o bebê durante o banho e alimentação, para estimular a oralidade;
         Roda da conversa, momento onde acontecem conversas informais, canto de músicas infantis, audição de histórias, etc, e o professor estimula a oralidade dos alunos;
         Organização de cantos ou caixas para o “Momento de leitura”, onde o aluno escolha e manuseie os livros, realizando “pseudoleituras”, e possa ter contato com a escrita;
         Brincadeira de recontar ou dramatizar histórias ouvidas;
         Brincadeiras cantadas (parlendas, cantigas de roda, jogos orais, etc.), estimulando a oralidade;
         Produção de cartazes com pequenos textos trabalhados (cantigas de roda, músicas infantis, parlendas, textos de memória, etc.), para que a criança realize a “pseudoleitura”, tendo contato com a escrita e leitura;
         Momentos onde a criança declame poesias ou cante para os colegas de turma;
         Hora do Conto ou Leitura-fruição, momentos onde o professor lê ou conta uma história para os alunos. Atividade permanente.
         Promover atividades com nomes próprios (nomear os colegas, a professora e outras pessoas da escola; reconhecer o nome na bolsa, no armário, etc.)



Sugestões de atividades:
1-     Livro do bebê: 
 http://www.livrariapesquisa.com.br/produtos/produto_livraria_pesquisa_04_07_2011_03_34_29.jpg

Objetivo:
Estimular a oralidade, a atenção e concentração;
Material:
-1 pasta catálogo;
-Revistas velhas;
-Cola;
-Tesoura;
- Papel sufite;

Montagem
Recorte das revistas figuras coloridas e que tenham significado para o bebê (pessoas, animais, brinquedos, etc.);
Cole essas figuras em folha de sulfite, uma em cada folha, centralizada;
Monte a pasta colocando cada folha pronta dentro de um plástico, frente e verso, com poucas folhas para não ficar pesada;
Enfeite a pasta como preferir.

Como usar:
Ofereça a pasta ao aluno para que ele possa manusear e observar as figuras. Estimule a oralidade, perguntando sobre do que se trata, qual é a cor, etc.
Em outros momentos mostre as figura e fale sobre ela, você pode até inventar histórias.

2-     Painel é meu
Objetivo:
Estimular a oralidade;

Material:
- 2 cartolinas;
- Sacos plásticos pequenos;
- Cola, tesoura e pincel atômico.
- Letras de Eva
* Se preferir faça o painel de TNT.

Montagem
      Recorte as cartolinas ao meio e cole as partes lado a lado, formando um painel retangular;
      Cole as letras em EVA, deixando um espaço de quatro dedos;
      Em seguida cole um saco plástico embaixo de cada letra.
  



Como usar:
Peça para um aluno trazer de casa algo que lhe pertença e que goste.
Na roda da conversa estimule a oralidade, fazendo perguntas sobre o objeto como: O que é? Quem deu?...
Ao final do relato de cada um peça para guardá-lo dentro do saco plástico, onde estiver a letra do seu nome (isso para ficar mais fácil para o professor identificar o pertence e o respectivo dono).

3-     Caixa de Contação de histórias;

 https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhmUipOLd-vMJt-2cIEcKstKK86KGg9gISe9qg2kM3p3nvHtvCYUTEMtHewbRW1foR2j6tNvAT5kGjxWPk_AMhzEG_ilh6xyjzAPL1ZqdohHHI_J0X8B9mCeZUvDjKf4B026qElTU5016A/s320/fantoches+045.JPG        https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjkWz8Chp7p-ZDp7_PswV1hVeofQO4Wf7aHVTeYLvb9xy1hchr_ToDXRW8pLOfOKjII1ItmITtXIl6e2lR8bJLCpgVzHcjKTN4qZVg1zoFIBR0sBNAlp6TQssYxD6z_64JV0L5itX6UKAg/s1600/SAM_8559.JPG
Objetivo:
Estimular o gosto pela leitura.

Materiais:
-1 caixa de camisa ou similar;
- Papéis diversos para encapar a caixa;
- Feltro azul (para encapar a tampa da caixa, por dentro);
- Retalhos de feltros coloridos (confecção de personagens);
- Velcro 
- Cola branca;
- Tesoura;

Montagem:
Encape a caixa de camisa, por dentro e por fora. Dê preferência às cores neutras para o interior e mais decorativas para o exterior.
Cole um pedaço de feltro azul por dentro da tampa da caixa, formando o cenário.
Escolha a história e produza os personagens e demais adereços com o feltro colorido. Cole velcro atrás de cada um, para que colem no feltro.
Finalmente decore a caixa por lado de fora, para chamar a atenção dos alunos.

Como usar:
Leve a caixa para a sala de aula, tampada, e faça bastante suspense questionando o que tem no interior dela.
Depois das sugestões dadas, abra e deixe a tampa em pé.
Conte a história e vá montando cada cenário, na parte interna da tampa, colocando e tirando os personagens e adereços.
Variação: Monte o cenário e peça para os alunos conterem a história, segundo o que estão vendo.
*Você pode pesquisar os modelos de personagens de feltro no google imagens.

4-     Baú de fantasias
 http://cristinabottallo.art.br/blog2/wp-content/uploads/2010/11/bau.jpg
Objetivo:
-Interessar-se pela leitura de histórias;
-Estimular o jogo simbólico e a criatividade.

Materiais:
- Caixa grande, baú ou mala velha;
- Fantasias e/ou roupas;
- Adereços variados (chapéus, sapatos, perucas, bijuterias, máscaras, etc.)

      Montagem
     Encape a caixa, deixando-a bem colorida e atraente. Se for usar baú ou mala decore-o.
     Coloque as roupas e os adereços dentro.

Como usar:
Esse material pode ser utilizado em momentos livres onde as crianças imitam pessoas e/ou personagens (jogo simbólico) ou em momentos onde recontam histórias para a turma.

    
Bibliografia:Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil /Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. — Brasília: MEC/SEF, 1998-Volume 3.