Oi pessoal,
Hoje estou postando sugestões de atividades para trabalhar a linguagem oral e escrita com os alunos de pré-escola. Produzam o material e apliquem as atividades, depois mandem mensagem de como foi, estarei aguardando.
Bom trabalho a todos e um abraço.
Mara Zilli
Atividades para trabalhar a
Linguagem Oral e Escrita na Pré-escola
1-
Fantoche de caixa de leite:
Objetivos:
-
Ampliar as possibilidades de comunicação e expressão;
-
Estimular a criatividade;
Material:
•
Caixas de leite longa
vida.
•
Lã ou papel crepom.
•
Folha de papel pardo ou
coloridas.
•
Cola.
•
Papel sulfite.
•
Fita crepe ou durex.
•
Tesoura
Montagem
1) Lave a caixa de leite e
recorte 1 lateral, 1 frente e 1 lateral,
2) Abra-a e dobre como se
fosse fantoche, testando, colocando suas mãos na abertura
3) Cole com uma fita crepe
as abinhas e encape com papel pardo ou outro tipo de papel. E na parte interna,
cole papel vermelho.
4) Faça olhinhos, narizinho
e boquinha e cole-os.
Cole o cabelinho que pode ser lã ou papel crepom.
5) Você pode incrementar
fazendo filhotinhos com caixinhas menores de remédio ou puro-purê,ou fazer
animaizinhos como sapinhos, ovelhas, etc.
Como utilizar:
Conforme a faixa etária
atendida, o professor pode construir junto com os alunos o fantoche.
Depois de pronto é só
estimular a criatividade dos alunos, nos momentos onde o professor conta as
histórias ou os alunos e que têm essa função. A articulação dos fantoches chama
a atenção das crianças e é um bom instrumento para trabalhar a linguagem oral,
já que eles é que vão fazer a voz dos personagens, dentre outras habilidades.
2-
Flanelógrafo
Objetivos:
-
Estimular o gosto pela leitura;
Materiais:
-
1 caixa de papelão média.
-
Feltro verde.
-
Tecido ou papel da cor de sua preferência.
-
Tesoura
-
Cola
Montagem
1-Abra
a caixa de papelão e retire as abas das laterais.
2-
Recorte o papelão do tamanho que desejar o flanelógrafo, deixando um ou mais
dobras, como na figura.
3-
Encape a parte externa com papel ou tecico colorido;
4-
Encape a parte interna de feltro, de preferência azul, para representar o
horizonte.
5-
Se desejar faça um acabamento nas laterais.
Para
ver a confecção de um flanelógrafo passo a passo acesse:
www.youtube.com/watch?v=Gm84Omkumwk
Como utilizar:
Escolha
a história e confeccione personagens de feltro ou elementos de paisagem, cole
velcro atrás para afixá-lo no flanelógrafo e conte, reconte e crie muitas
histórias para seus alunos.
Além
de o professor ser o contador de histórias, os alunos também podem recontar e
criar histórias, colando os personagens e os cenários.
3-
Dedoches
Objetivo
- Ampliar as possibilidades de comunicação e expressão;
-
Estimular o gosto pela leitura.
Materiais:
-
Pedaços de feltros de diversas cores.
-
Cola de silicone;
-
Pistola de cola quente;
-
Tesoura.
Montagem
- Risque a base do dedoche, depois
recorte e cole as laterais, de modo que tenham o formato de um dedo e caiba
nele.
-
A base sempre será a mesma, o que diferencia são os detalhes para cada
personagem.
-
Cole os detalhes e monte o personagem, se preferir alinhave as laterais.
Como
utilizar:
Escolha a história e confeccione os personagens.
Depois é só contar para seus alunos, lembre-se de mudar a voz e fazer os
barulhos da história.
Em outro momento distribua os dedoches para os alunos
e deixe-os recontarem a história.
Eles vão adorar!
4-
Atividades
para desenvolver a oralidade e a audição:
Gatinha parda (cancioneiro popular)
Forme
uma roda com os alunos, para brincar. No centro da roda deve ficar um aluno de
olhos vendados. Os demais alunos de mãos dadas giram em roda cantando a música.
Ao final, todos da roda se agacham permanecendo de cócoras. O aluno que está de
olhos vendados deve tocar a cabeça de um dos amigos, o qual deverá imitar o
miado da gatinha. Se o aluno reconhecer o colega pelo miado, será substituído
por este no centro da roda. Se errar, a brincadeira reinicia com o mesmo aluno
no centro da roda.
Aí minha gatinha parda,
Que em janeiro me fugiu!
Quem roubou minha gatinha?
Você sabe? Você sabe?
Você viu?
Fui de foguete para lua
Os
alunos são colocados em fila, de preferência acomodados lado a lado. O primeiro
aluno diz para o grupo: “Fui de foguete para a lua e levei meu cachorro”. O
próximo aluno deverá dizer o nome de outro animal que levaria na viagem. Por
exemplo: “Fui de foguete para a lua e levei minha galinha”. Quando um aluno não
conseguir se lembrar do nome de um novo animal ou disser o nome de um que já
tenha sido dito, ele vai para o final da fila.
Quando
todos da fila tiverem participado, o primeiro aluno da fila reinicia o jogo,
com o nome de uma fruta, por exemplo.
Continue
a brincadeira enquanto a turma mostrar interesse, variando os objetos.
Quem está cantando?
Nessa brincadeira todos
terão que prestar bastante atenção. Todos sentados em círculo ou dispostos
livremente por um determinado espaço. A professora sorteia um aluno que deverá
abaixar a cabeça e fechar os alhos, depois ela apontará para uma outra criança
que então deverá cantar uma música. A criança que está com os olhos fechados
deverá adivinhar quem está cantando.
Para dificultar um pouco,
quem estiver de olhos fechados deverá ficar em um ponto do espaço, enquanto os
demais caminham livremente. Ao sinal da professora todos param e canta aquele
que estiver sido sorteado. Quem acertar será o próximo a adivinhar.
O que faz esse som?
Objetivo: Desenvolver a discriminação auditiva dos diferentes
sons.
Recursos: Uma caixa com tampa, um sino, um guiso, bolas de gude
e pedras. Coloque um objeto dentro da caixa e faça ruídos com ele. A criança
deve adivinhar, sem ver, qual é o objeto que está dentro (sino, guizo, etc.).
Deixe que ela escolha qual objeto colocar, tampe a caixa, agite-a e escute com
atenção o somo. Repita esse processo com o guizo, as pedras e as bolinhas de
gude.
Caixa de surpresas
Objetivo: Favorecer a discriminação auditiva e a associação
entre objetos e sua qualidades sonoras.
Recursos: Caixa de papelão e seis objetos: bola parafuso,
lápis, botão, cachorro de plástico e um lego.
Descrição: Coloque os seis objetos dentro da caixa, sem que a
criança os veja. Agite a caixa e faça sons com os objetos que estão dentro
dela. Peça que ela adivinhe quais objetos estão dentro da caixa. Pergunte a ela
porque acha isso. Finalmente, deixe que a criança olhe dentro da caixa e
encontre os objetos como se fosse um tesouro, pergunte a ela: O que você
encontrou? Motive a dizer o nome de cada objeto.
Faço perguntas ao fantoche
Objetivo: Motivar diálogo e a interação verbal.
Recursos: Um fantoche, algum personagem engraçado.
Descrição: Repita a seguinte instrução: “Esse amigo veio nos
visitar, que perguntas podemos fazer a ele? Simule uma voz diferente da
sua para fazer o fantoche falar. Conduza
a conversa de forma divertida.
O
fantoche faz algumas perguntas para você: Qual é o seu nome? Quantos anos você
tem? Do que gostaria de brincar? Responda a todas elas e, em seguida, peça para
que as crianças façam outra perguntas para o fantoche. E assim continua o
diálogo.
Do que João precisa?
Objetivo- Favorecer o estabelecimento de relações entre uma
ação e outra e , ao mesmo tempo, desenvolver a competência lingüística da
criança.
Recursos: Contos infantis e figuras de revistas.
Descrição: Procure imagens de situações ou de conflitos para as
crianças, por exemplo: sua bexiga estourou, seu sorvete caiu no chão, você se
machucou, seu refrigerante virou, tiraram dela o balanço. Observe as imagens
selecionadas e pergunte à criança: Do que você acha que João precisa? Como você
poderia ajudar a resolver o seu problema? Acha que ele deveria pedir ajuda?
Como você pediria ajuda se estivesse numa situação parecida?
Brincando com rimas
Explore
as quadrinhas, chamando atenção para a rima:
Tenho um cachorrinho
Chamado Totó,
Ele é malhadinho
De uma banda só.
Depois
que os alunos memorizaram a quadrinha, proponha a brincadeira de cada um, na
sua vez, diga outra palavra que rime com cachorrinho
e malhadinho.
OBS: Brinque com quadrinhas, parlendas, adivinhas, para desenvolver a
oralidade.
5- Sugestões de atividades com nome próprio
-Pesquisa com os pais sobre a história do nome de
cada criança;
-Pescaria de fichas (em formato de peixes), com o
nome próprio dos alunos;
-Produção de cartaz: Lista de nomes da turma (podendo
ser separado em meninas e meninos);
-Produção de auto-retrato ao lado do nome próprio;
-Nomes em
alto relevo (cola colorida ou barbantes colados)
-Música com
nomes;
-Bingo de nomes próprio.
6-Atividades de escrita:
Produção de textos escritos, onde o
professor é o escriba:
-Listas de nomes,
brinquedos, comidas, etc.;
-Reescrita de histórias
contadas pelo professor;
-Receita de doces, bolos e
outros alimentos produzidos pelo grupo;
-Produção de bilhetes para
os pais, amigos e outros;
-Escrita de textos que
saibam de memória: cantigas, parlendas, adivinhas, versinhos, etc.;
-Escrita de regras de jogos
e brincadeiras vivenciadas pelo grupo,
-Escrita de próprio punho, onde a criança “escreve do
seu jeito”, mostrando suas hipóteses sobre a escrita:
-Registro do nome próprio;
-Registro dos nomes dos
colegas de turma;
-Registro de atividades
vivenciadas (Ex: Desenhar e “escrever”, sobre uma brincadeira ou história e
etc.)
-Outras atividades em que
seja necessário o registro escrito, sendo desenhos ou garatujas, de atividades
vivenciadas.
Bibliografia:
·
CENTURIÓN,
Marília; SILVA, Margaret Presser Sorel; RODRIGUES, Arnaldo.
Jogos, projetos e oficinas para Educação infantil, São Paulo, Editora FTD, 2004.
Aguardem nova postagem com material de Matemática para Educação Infantil.