sexta-feira, 5 de julho de 2013

Linguagem Oral e Escrita de 4 a 6 anos (RCNEI)

Queridos professores e amigos,

Hoje, como prometi, estou postando um resumo do eixo de trabalho Linguagem Oral e Escrita dos RCNEI volume 3, para os alunos de pré-escola. Em outro post sugestões de atividades para trabalhar esse eixo.
Espero que gostem e possam utilizar esse material.
Aguardo recadinhos e solicitações de atividades.
Um abraço a todos!
Mara Zilli



Eixo de trabalho - Linguagem Oral e Escrita- 4 a 6 anos:
 https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgiRyeAlkFzoB3n0IsAY6lTmD5Vs_i9d8b7zyA99CwfOWmaJBseOsnCIKDYHcAGQ734L_T4vCulKrQqoV4y_Y8l4t1mw_IXlKAMdUSyYjrHsJxwPhWK1KAoqtVjOJfebmnX7E7tO3MHtIY/s1600/crian%C3%A7as+lendo+na+arvore.jpg



Introdução:

A Educação Infantil se constitui em um dos espaços de ampliação das capacidades de comunicação e expressão e de acesso ao mundo letrado pelas crianças. Essa ampliação está relacionada ao desenvolvimento gradativo das capacidades associadas às quatro competências lingüísticas básicas: falar, escutar, ler e escrever.

Objetivos
Crianças de quatro a seis anos
  • Ampliar gradativamente suas possibilidades de comunicação e expressão, interessando-se por conhecer vários gêneros orais e escritos e participando de diversas situações de intercâmbio social nas quais possa contar suas vivências, ouvir as de outras pessoas, elaborar e responder perguntas;
  • Familiarizar-se com a escrita por meio do manuseio de livros, revistas e outros portadores de texto e da vivência de diversas situações nas quais seu uso se faça necessário;
  • Escutar textos lidos, apreciando a leitura feita pelo professor;
  • Interessar-se por escrever palavras e textos ainda que não de forma convencional;
  • Reconhecer seu nome escrito, sabendo identificá-lo nas diversas situações do cotidiano;
  • Escolher os livros para ler e apreciar.

Conteúdos
Crianças de quatro a seis anos

FALAR E ESCUTAR
  • Uso da linguagem oral para conversar, brincar, comunicar e expressar desejos, necessidades, opiniões, idéias, preferências e sentimentos e relatar suas vivências nas diversas situações de interação presentes no cotidiano.
  • Elaboração de perguntas e respostas de acordo com os diversos contextos de que participa.
  • Participação em situações que envolvem a necessidade de explicar e argumentar suas idéias e pontos de vista.
  • Relato de experiências vividas e narração de fatos em seqüência temporal e causal.
  • Reconto de histórias conhecidas com aproximação às características da história original no que se refere à descrição de personagens, cenários e objetos, com ou sem a ajuda do professor.
  • Conhecimento e reprodução oral de jogos verbais, como travalínguas, parlendas, adivinhas, quadrinhas, poemas e canções.

PRÁTICAS DE LEITURA
  • Participação nas situações em que os adultos lêem textos de diferentes gêneros, como contos, poemas, notícias de jornal, informativos, parlendas, trava-línguas etc.
  • Participação em situações que as crianças leiam, ainda que não o façam de maneira convencional.
  • Reconhecimento do próprio nome dentro do conjunto de nomes do grupo nas situações em que isso se fizer necessário.
  • Observação e manuseio de materiais impressos, como livros,revistas, histórias em quadrinhos etc., previamente apresentados ao grupo.
  • Valorização da leitura como fonte de prazer e entretenimento.

PRÁTICAS DE ESCRITA
  • Participação em situações cotidianas nas quais se faz necessário o uso da escrita.
  • Escrita do próprio nome em situações em que isso é necessário.
  • Produção de textos individuais e/ou coletivos ditados oralmente ao professor para diversos fins.
  • Prática de escrita de próprio punho, utilizando o conhecimento de que dispõe, no momento, sobre o sistema de escrita em língua materna.
  • Respeito pela produção própria e alheia.

O que trabalhar com os alunos?
  • Roda da conversa (formais e informais - relatos de vivências);
  • Situações onde ouça perguntas e responda;
  • Hora do Conto ou Leitura de fruição (momentos onde ouça histórias);
  • Momento de leitura (escolha e manuseio de livros, realizando “pseudoleituras” dos mesmos);
  • Brincar de contar ou dramatizar histórias ouvidas;
  • Promover brincadeiras cantadas (parlendas, cantigas de roda, jogos orais, etc.)
  • Ditar textos para o professor escrever (reconto de histórias; relato de vivências, listas, etc.);
  • Participar de atividades com nomes próprios (reconhecê-los, listá-los, montá-los, analisá-los, etc.)
  • “Pseudoleitura” de textos trabalhados (músicas, parlendas, textos de memória, etc.);
  • Declamar poesias e relatar acontecimentos do próprio cotidiano ou de outras pessoas;

Bibliografia:
  • MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO/SECRETARIA DO ENSINO FUNDAMENTAL. Referencial Curricular para Educação Infantil: Conhecimento de Mundo. V. 3, Brasília, MEC/SEF, 1998.

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