Hoje, como prometi, estou postando um resumo do eixo de trabalho Linguagem Oral e Escrita dos RCNEI volume 3, para os alunos de pré-escola. Em outro post sugestões de atividades para trabalhar esse eixo.
Espero que gostem e possam utilizar esse material.
Aguardo recadinhos e solicitações de atividades.
Um abraço a todos!
Mara Zilli
Eixo de trabalho - Linguagem Oral e
Escrita- 4 a
6 anos:
Introdução:
A Educação Infantil se
constitui em um dos espaços de ampliação das capacidades de comunicação e
expressão e de acesso ao mundo letrado pelas crianças. Essa ampliação está
relacionada ao desenvolvimento gradativo das capacidades associadas às quatro
competências lingüísticas básicas: falar, escutar, ler e escrever.
Objetivos
Crianças de quatro a seis anos
Crianças de quatro a seis anos
- Ampliar gradativamente suas possibilidades de comunicação e expressão, interessando-se por conhecer vários gêneros orais e escritos e participando de diversas situações de intercâmbio social nas quais possa contar suas vivências, ouvir as de outras pessoas, elaborar e responder perguntas;
- Familiarizar-se com a escrita por meio do manuseio de livros, revistas e outros portadores de texto e da vivência de diversas situações nas quais seu uso se faça necessário;
- Escutar textos lidos, apreciando a leitura feita pelo professor;
- Interessar-se por escrever palavras e textos ainda que não de forma convencional;
- Reconhecer seu nome escrito, sabendo identificá-lo nas diversas situações do cotidiano;
- Escolher os livros para ler e apreciar.
Conteúdos
Crianças de quatro a seis anos
Crianças de quatro a seis anos
FALAR E ESCUTAR
- Uso da linguagem oral para conversar, brincar, comunicar e expressar desejos, necessidades, opiniões, idéias, preferências e sentimentos e relatar suas vivências nas diversas situações de interação presentes no cotidiano.
- Elaboração de perguntas e respostas de acordo com os diversos contextos de que participa.
- Participação em situações que envolvem a necessidade de explicar e argumentar suas idéias e pontos de vista.
- Relato de experiências vividas e narração de fatos em seqüência temporal e causal.
- Reconto de histórias conhecidas com aproximação às características da história original no que se refere à descrição de personagens, cenários e objetos, com ou sem a ajuda do professor.
- Conhecimento e reprodução oral de jogos verbais, como travalínguas, parlendas, adivinhas, quadrinhas, poemas e canções.
PRÁTICAS DE LEITURA
- Participação nas situações em que os adultos lêem textos de diferentes gêneros, como contos, poemas, notícias de jornal, informativos, parlendas, trava-línguas etc.
- Participação em situações que as crianças leiam, ainda que não o façam de maneira convencional.
- Reconhecimento do próprio nome dentro do conjunto de nomes do grupo nas situações em que isso se fizer necessário.
- Observação e manuseio de materiais impressos, como livros,revistas, histórias em quadrinhos etc., previamente apresentados ao grupo.
- Valorização da leitura como fonte de prazer e entretenimento.
PRÁTICAS DE ESCRITA
- Participação em situações cotidianas nas quais se faz necessário o uso da escrita.
- Escrita do próprio nome em situações em que isso é necessário.
- Produção de textos individuais e/ou coletivos ditados oralmente ao professor para diversos fins.
- Prática de escrita de próprio punho, utilizando o conhecimento de que dispõe, no momento, sobre o sistema de escrita em língua materna.
- Respeito pela produção própria e alheia.
O que trabalhar com os alunos?
- Roda da conversa (formais e informais - relatos de vivências);
- Situações onde ouça perguntas e responda;
- Hora do Conto ou Leitura de fruição (momentos onde ouça histórias);
- Momento de leitura (escolha e manuseio de livros, realizando “pseudoleituras” dos mesmos);
- Brincar de contar ou dramatizar histórias ouvidas;
- Promover brincadeiras cantadas (parlendas, cantigas de roda, jogos orais, etc.)
- Ditar textos para o professor escrever (reconto de histórias; relato de vivências, listas, etc.);
- Participar de atividades com nomes próprios (reconhecê-los, listá-los, montá-los, analisá-los, etc.)
- “Pseudoleitura” de textos trabalhados (músicas, parlendas, textos de memória, etc.);
- Declamar poesias e relatar acontecimentos do próprio cotidiano ou de outras pessoas;
Bibliografia:
- MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO/SECRETARIA DO ENSINO FUNDAMENTAL. Referencial Curricular para Educação Infantil: Conhecimento de Mundo. V. 3, Brasília, MEC/SEF, 1998.
Nenhum comentário:
Postar um comentário