Olá pessoal,
A postagem de hoje trata-se do eixo de trabalho dos RCNEI, Linguagem Oral e Escrita. Publico nela um resumo dos conteúdos, objetivos e orientações didáticas para a faixa etária dos zero aos três anos, sugiro também algumas atividades.
Apesar da pouca idade muito há que se trabalhar com os pequenos, por isso professores mãos a obra, vamos estimular a linguagem oral e escrita.
Na próxima postagem publicarei resumo desse eixo para os aluninhos de 4 a 6 anos e também darei sugestões de atividades. Visitem o blog, deixem seus comentários e sugestões.
Um abraço
Mara Zilli
Eixo: Linguagem Oral e Escrita
Educação Infantil- Modalidade Creche
(0 a 3
anos)
OBJETIVOS
Crianças de zero a três anos
Crianças de zero a três anos
•
Participar de variadas
situações de comunicação oral, para interagir e expressar desejos, necessidades
e sentimentos por meio da linguagem oral, contando suas vivências;
•
Interessar-se pela
leitura de histórias;
•
Familiarizar-se
aos poucos com a escrita por meio da participação em situações nas quais ela se
faz necessária e do contato cotidiano com livros, revistas, histórias em
quadrinhos etc.
Conteúdos:
•
Uso da linguagem oral para conversar, comunicar-se, relatar suas
vivências e expressar desejos, vontades, necessidades e sentimentos, nas
diversas situações de interação presentes no cotidiano.
•
Participação em situações de leitura de diferentes gêneros feita pelos
adultos, como contos, poemas, parlendas, trava-línguas, etc.
•
Participação em situações cotidianas nas quais se faz necessário o uso da
leitura e da escrita.
•
Observação e manuseio de materiais impressos, como livros, revistas,
histórias em quadrinhos etc.
O que trabalhar com as crianças?
•
Conversa com o bebê durante o banho e alimentação, para estimular a
oralidade;
•
Roda da conversa, momento onde acontecem conversas informais, canto de músicas
infantis, audição de histórias, etc, e o professor estimula a oralidade dos
alunos;
•
Organização de cantos ou caixas para o “Momento de leitura”, onde o aluno
escolha e manuseie os livros, realizando “pseudoleituras”, e possa ter contato
com a escrita;
•
Brincadeira de recontar ou dramatizar histórias ouvidas;
•
Brincadeiras cantadas (parlendas, cantigas de roda, jogos orais, etc.),
estimulando a oralidade;
•
Produção de cartazes com pequenos textos trabalhados (cantigas de roda, músicas
infantis, parlendas, textos de memória, etc.), para que a criança realize a “pseudoleitura”,
tendo contato com a escrita e leitura;
•
Momentos onde a criança declame poesias ou cante para os colegas de
turma;
•
Hora do Conto ou Leitura-fruição, momentos onde o professor lê ou conta
uma história para os alunos. Atividade permanente.
•
Promover atividades com nomes próprios (nomear os colegas, a professora e
outras pessoas da escola; reconhecer o nome na bolsa, no armário, etc.)
Sugestões de atividades:
1- Livro do bebê:
Objetivo:
Estimular a oralidade, a atenção e concentração;
Material:
-1 pasta catálogo;
-Revistas velhas;
-Cola;
-Tesoura;
- Papel sufite;
Montagem
Recorte das revistas
figuras coloridas e que tenham significado para o bebê (pessoas, animais,
brinquedos, etc.);
Cole essas figuras em folha
de sulfite, uma em cada folha, centralizada;
Monte a pasta colocando
cada folha pronta dentro de um plástico, frente e verso, com poucas folhas para
não ficar pesada;
Enfeite a pasta como
preferir.
Como
usar:
Ofereça a pasta ao aluno para que ele possa manusear
e observar as figuras. Estimule a oralidade, perguntando sobre do que se trata,
qual é a cor, etc.
Em outros momentos mostre as figura e fale sobre
ela, você pode até inventar histórias.
2- Painel é meu
Objetivo:
Estimular a oralidade;
Material:
- 2 cartolinas;
- Sacos plásticos pequenos;
- Cola, tesoura e pincel atômico.
- Letras de Eva
* Se preferir faça o painel de TNT.
Montagem
Recorte as cartolinas ao meio e cole as
partes lado a lado, formando um painel retangular;
Cole as letras em EVA, deixando um espaço
de quatro dedos;
Em seguida cole um saco plástico embaixo
de cada letra.
Como
usar:
Peça para um aluno trazer de casa algo que lhe
pertença e que goste.
Na roda da conversa estimule a oralidade, fazendo
perguntas sobre o objeto como: O que é? Quem deu?...
Ao final do relato de cada um peça para guardá-lo
dentro do saco plástico, onde estiver a letra do seu nome (isso para ficar mais
fácil para o professor identificar o pertence e o respectivo dono).
3-
Caixa de
Contação de histórias;
Objetivo:
Estimular o gosto pela leitura.
Materiais:
-1 caixa de camisa ou similar;
- Papéis diversos para encapar a caixa;
- Feltro azul (para encapar a tampa da caixa, por
dentro);
- Retalhos de feltros coloridos (confecção de
personagens);
- Velcro
- Cola branca;
- Tesoura;
Montagem:
Encape a caixa de camisa, por dentro e por fora. Dê
preferência às cores neutras para o interior e mais decorativas para o exterior.
Cole um pedaço de feltro azul por dentro da tampa da
caixa, formando o cenário.
Escolha a história e produza os personagens e demais
adereços com o feltro colorido. Cole velcro atrás de cada um, para que colem no
feltro.
Finalmente decore a caixa por lado de fora, para
chamar a atenção dos alunos.
Como
usar:
Leve a caixa para a sala de aula, tampada, e faça
bastante suspense questionando o que tem no interior dela.
Depois das sugestões dadas, abra e deixe a tampa em
pé.
Conte a história e vá montando cada cenário, na
parte interna da tampa, colocando e tirando os personagens e adereços.
Variação: Monte o cenário e peça para os alunos
conterem a história, segundo o que estão vendo.
*Você pode pesquisar os modelos de personagens de
feltro no google imagens.
4- Baú de fantasias
Objetivo:
-Interessar-se pela leitura de histórias;
-Estimular o jogo simbólico e a criatividade.
Materiais:
- Caixa grande, baú ou mala velha;
- Fantasias e/ou roupas;
- Adereços variados (chapéus, sapatos, perucas,
bijuterias, máscaras, etc.)
Montagem
Encape a caixa, deixando-a bem colorida e atraente.
Se for usar baú ou mala decore-o.
Coloque as roupas e os adereços dentro.
Como
usar:
Esse material pode ser utilizado em momentos livres
onde as crianças imitam pessoas e/ou personagens (jogo simbólico) ou em
momentos onde recontam histórias para a turma.
Bibliografia:Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil /Ministério da
Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. — Brasília:
MEC/SEF, 1998-Volume 3.
AMEI A SUA PUBLICAÇÃO! AS ATIVIDADES SÃO INTERESSANTES E COM GRANDES SIGNIFICADOS PARA AS CRIANÇAS!
ResponderExcluirNossa fiquei feliz em ver minha caixa de contação de histórias no seu blog.Fiquei feliz por você ter visitado meu blog: http://artsdarita1.blogspot.com.br
ResponderExcluirbjkas
Rita Anastácio
Ótimas sugestões adorei!!
ResponderExcluirNossa parebéns, me ajudou muito!!
ResponderExcluirGostaria de saber ,se você pode me enviar mais atividades da faixa etária de 2 à 2 e 11 meses.
ResponderExcluirEmail: aline_agw2@otmail.com
EXCELENTES IDEIAS E DE MUITA RIQUEZA DE DETALHES.
ResponderExcluiramei
ResponderExcluirObrigada pelas dicas.
ResponderExcluirGostei .muito interessante gostaria de receber no meu email se possível. Obrigada
ResponderExcluir