quarta-feira, 3 de julho de 2013

Linguagem Oral e Escrita para a faixa etária de zero a três anos.


 http://perlbal.hi-pi.com/blog-images/601493/gd/1271357511/Linguagem-oral-X-linguagem-escrita.jpg


Olá pessoal,

A postagem de hoje trata-se do eixo de trabalho dos RCNEI, Linguagem Oral e Escrita. Publico nela um resumo dos conteúdos, objetivos e orientações didáticas para a faixa etária dos zero aos três anos, sugiro também algumas atividades.
Apesar da pouca idade muito há que se trabalhar com os pequenos, por isso professores mãos a obra, vamos estimular a linguagem oral e escrita.
Na próxima postagem publicarei resumo desse eixo para os aluninhos de 4 a 6 anos e também darei sugestões de atividades. Visitem o blog, deixem seus comentários e sugestões.

Um abraço
Mara Zilli





Eixo: Linguagem Oral e Escrita

Educação Infantil- Modalidade Creche (0 a 3 anos)

OBJETIVOS
Crianças de zero a três anos
         Participar de variadas situações de comunicação oral, para interagir e expressar desejos, necessidades e sentimentos por meio da linguagem oral, contando suas vivências;
         Interessar-se pela leitura de histórias;
         Familiarizar-se aos poucos com a escrita por meio da participação em situações nas quais ela se faz necessária e do contato cotidiano com livros, revistas, histórias em quadrinhos etc.

Conteúdos:
         Uso da linguagem oral para conversar, comunicar-se, relatar suas vivências e expressar desejos, vontades, necessidades e sentimentos, nas diversas situações de interação presentes no cotidiano.
         Participação em situações de leitura de diferentes gêneros feita pelos adultos, como contos, poemas, parlendas, trava-línguas, etc.
         Participação em situações cotidianas nas quais se faz necessário o uso da leitura e da escrita.
         Observação e manuseio de materiais impressos, como livros, revistas, histórias em quadrinhos etc.

O que trabalhar com as crianças?
         Conversa com o bebê durante o banho e alimentação, para estimular a oralidade;
         Roda da conversa, momento onde acontecem conversas informais, canto de músicas infantis, audição de histórias, etc, e o professor estimula a oralidade dos alunos;
         Organização de cantos ou caixas para o “Momento de leitura”, onde o aluno escolha e manuseie os livros, realizando “pseudoleituras”, e possa ter contato com a escrita;
         Brincadeira de recontar ou dramatizar histórias ouvidas;
         Brincadeiras cantadas (parlendas, cantigas de roda, jogos orais, etc.), estimulando a oralidade;
         Produção de cartazes com pequenos textos trabalhados (cantigas de roda, músicas infantis, parlendas, textos de memória, etc.), para que a criança realize a “pseudoleitura”, tendo contato com a escrita e leitura;
         Momentos onde a criança declame poesias ou cante para os colegas de turma;
         Hora do Conto ou Leitura-fruição, momentos onde o professor lê ou conta uma história para os alunos. Atividade permanente.
         Promover atividades com nomes próprios (nomear os colegas, a professora e outras pessoas da escola; reconhecer o nome na bolsa, no armário, etc.)



Sugestões de atividades:
1-     Livro do bebê: 
 http://www.livrariapesquisa.com.br/produtos/produto_livraria_pesquisa_04_07_2011_03_34_29.jpg

Objetivo:
Estimular a oralidade, a atenção e concentração;
Material:
-1 pasta catálogo;
-Revistas velhas;
-Cola;
-Tesoura;
- Papel sufite;

Montagem
Recorte das revistas figuras coloridas e que tenham significado para o bebê (pessoas, animais, brinquedos, etc.);
Cole essas figuras em folha de sulfite, uma em cada folha, centralizada;
Monte a pasta colocando cada folha pronta dentro de um plástico, frente e verso, com poucas folhas para não ficar pesada;
Enfeite a pasta como preferir.

Como usar:
Ofereça a pasta ao aluno para que ele possa manusear e observar as figuras. Estimule a oralidade, perguntando sobre do que se trata, qual é a cor, etc.
Em outros momentos mostre as figura e fale sobre ela, você pode até inventar histórias.

2-     Painel é meu
Objetivo:
Estimular a oralidade;

Material:
- 2 cartolinas;
- Sacos plásticos pequenos;
- Cola, tesoura e pincel atômico.
- Letras de Eva
* Se preferir faça o painel de TNT.

Montagem
      Recorte as cartolinas ao meio e cole as partes lado a lado, formando um painel retangular;
      Cole as letras em EVA, deixando um espaço de quatro dedos;
      Em seguida cole um saco plástico embaixo de cada letra.
  



Como usar:
Peça para um aluno trazer de casa algo que lhe pertença e que goste.
Na roda da conversa estimule a oralidade, fazendo perguntas sobre o objeto como: O que é? Quem deu?...
Ao final do relato de cada um peça para guardá-lo dentro do saco plástico, onde estiver a letra do seu nome (isso para ficar mais fácil para o professor identificar o pertence e o respectivo dono).

3-     Caixa de Contação de histórias;

 https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhmUipOLd-vMJt-2cIEcKstKK86KGg9gISe9qg2kM3p3nvHtvCYUTEMtHewbRW1foR2j6tNvAT5kGjxWPk_AMhzEG_ilh6xyjzAPL1ZqdohHHI_J0X8B9mCeZUvDjKf4B026qElTU5016A/s320/fantoches+045.JPG        https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjkWz8Chp7p-ZDp7_PswV1hVeofQO4Wf7aHVTeYLvb9xy1hchr_ToDXRW8pLOfOKjII1ItmITtXIl6e2lR8bJLCpgVzHcjKTN4qZVg1zoFIBR0sBNAlp6TQssYxD6z_64JV0L5itX6UKAg/s1600/SAM_8559.JPG
Objetivo:
Estimular o gosto pela leitura.

Materiais:
-1 caixa de camisa ou similar;
- Papéis diversos para encapar a caixa;
- Feltro azul (para encapar a tampa da caixa, por dentro);
- Retalhos de feltros coloridos (confecção de personagens);
- Velcro 
- Cola branca;
- Tesoura;

Montagem:
Encape a caixa de camisa, por dentro e por fora. Dê preferência às cores neutras para o interior e mais decorativas para o exterior.
Cole um pedaço de feltro azul por dentro da tampa da caixa, formando o cenário.
Escolha a história e produza os personagens e demais adereços com o feltro colorido. Cole velcro atrás de cada um, para que colem no feltro.
Finalmente decore a caixa por lado de fora, para chamar a atenção dos alunos.

Como usar:
Leve a caixa para a sala de aula, tampada, e faça bastante suspense questionando o que tem no interior dela.
Depois das sugestões dadas, abra e deixe a tampa em pé.
Conte a história e vá montando cada cenário, na parte interna da tampa, colocando e tirando os personagens e adereços.
Variação: Monte o cenário e peça para os alunos conterem a história, segundo o que estão vendo.
*Você pode pesquisar os modelos de personagens de feltro no google imagens.

4-     Baú de fantasias
 http://cristinabottallo.art.br/blog2/wp-content/uploads/2010/11/bau.jpg
Objetivo:
-Interessar-se pela leitura de histórias;
-Estimular o jogo simbólico e a criatividade.

Materiais:
- Caixa grande, baú ou mala velha;
- Fantasias e/ou roupas;
- Adereços variados (chapéus, sapatos, perucas, bijuterias, máscaras, etc.)

      Montagem
     Encape a caixa, deixando-a bem colorida e atraente. Se for usar baú ou mala decore-o.
     Coloque as roupas e os adereços dentro.

Como usar:
Esse material pode ser utilizado em momentos livres onde as crianças imitam pessoas e/ou personagens (jogo simbólico) ou em momentos onde recontam histórias para a turma.

    
Bibliografia:Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil /Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. — Brasília: MEC/SEF, 1998-Volume 3.

9 comentários:

  1. AMEI A SUA PUBLICAÇÃO! AS ATIVIDADES SÃO INTERESSANTES E COM GRANDES SIGNIFICADOS PARA AS CRIANÇAS!

    ResponderExcluir
  2. Nossa fiquei feliz em ver minha caixa de contação de histórias no seu blog.Fiquei feliz por você ter visitado meu blog: http://artsdarita1.blogspot.com.br
    bjkas
    Rita Anastácio

    ResponderExcluir
  3. Ótimas sugestões adorei!!

    ResponderExcluir
  4. Gostaria de saber ,se você pode me enviar mais atividades da faixa etária de 2 à 2 e 11 meses.

    Email: aline_agw2@otmail.com

    ResponderExcluir
  5. EXCELENTES IDEIAS E DE MUITA RIQUEZA DE DETALHES.

    ResponderExcluir
  6. Gostei .muito interessante gostaria de receber no meu email se possível. Obrigada

    ResponderExcluir